terça-feira, 8 de junho de 2010

Perdão, ultrapasse essa ponte - Parte 2

Todo setor administrativo possui um arquivo ativo e um inativo, popularmente conhecido como arquivo "vivo" e "morto". A nossa memória também é organizada dessa forma, existem situações que passamos que estão "vivas" em nossa mente e outras, precisamos de um certo esforço para lembrar, porque subjetivamente colocamos no arquivo morto da nossa mente.
Nessa terceira tábua que iremos pisar na ponte do perdão, vamos nos deparar com um convite do Espírito Santo, dizendo para nós: ARREPENDA-SE!
O arrependimento é visto para muitos, como algo negativo. Basta observarmos entrevistas na TV para vermos artistas, celebridades, dentre outros entrevistados, dizendo: EU NÃO ME ARREPENDO DE NADA, SÓ DO QUE EU NÃO FIZ!!! Sempre que ouço tal declaração, começo a rir, pois me lembro de Is 66.2 "Eu fiz os céus e a terra com minhas próprias mãos, eles me pertencem. Mas, apesar de todo esse poder, o homem que me agrada é o humilde de coração, o arrependido..."
O homem que agrada a Deus é aquele que é humilde e se arrepende de algo errado que por ventura tenha feito. A humildade e o arrependimento caminham juntos, são irmãos. É preciso uma grande dose de humildade para PERDOAR. Visto que, você não possui razões para isso, ou seja, aquela pessoa não te apresentou mudança, arrependimento ou desejo de melhorar, o que tornaria a prática do Perdão, uma atitude mais fácil.
PERDOAR é a prática da humildade, é a capacidade sublime de reconhecer que aquela pessoa cometeu delitos contra você, mas você também possui erros e pode vir a cometer delitos com outros também, pois é passivo de falhas, "não é perfeito".
A humildade gera a prática do arrependimento.
Muitas vezes, colocamos os nossos erros em baixo do tapete e dos supostos "inimigos", colocamos sob o tapete, bem visível a todos. O espírito do arrependimento nos confronta. Então, passamos a fazer uma faxina geral. E, esse seria o convite do ESPÍRITO SANTO, a nós, nessa tábua, chamada ARREPENDIMENTO.
Se o homem humilde e arrependido agrada a Deus, o homem orgulhoso e soberbo não agrada a Deus. Sendo assim, aquela pessoa que te TRAIU, mas não se arrepende do que fez, aquela pessoa que te FERIU, mas não se arrepende do que fez, aquela pessoa que te DIFAMOU, mas não se arrepende do que fez. Na verdade é ORGULHOSO. Tal pessoa não é responsabilidade sua. Leia em voz alta e compreenda: "quem tem prazer nos seus pecados, será maldito"Is 66.3 - BV
Ela se alto amaldiçoa por não se arrepender do mal que lhe fez, em outras palavras, o mal cometido a você, volta para aquela pessoa. Veja:
"Eu mesmo escolherei o castigo dessa gente. Farei acontecer com eles exatamente o que mais temem!" Is 66.4 - BV
Diante dos textos lidos, vemos que a responsabilidade sob essas pessoas que lhe feriram é de Deus. Sendo assim, pegue essas situações e coloque-as nas mãos de Deus. Mas, uma vez, elas estando lá, não tente pegar essa responsabilidade para ti, pois não temos suporte para isso, logo iremos sentir reflexos emocionais, como "depressão", "insónia", "stresse", "fadiga", "síndrome do pânico", dentre outros.
É nesse momento que entra em ação o nosso arquivo "morto". "O fato que nos entristeceu profundamente aconteceu, não posso apaga-lo da minha história, mas uma vez, confiando a Deus, eu o arquivo, porque sei que Jesus estará cuidando disso e o meu dever é cuidar do momento que estou vivendo, do hoje, agora"


Pratique o arquivo "morto", ele te ajudará nesse processo chamado PERDÃO.

Diga: Essa pessoa não é responsabilidade minha! Essa situação que me causou dor, não é responsabilidade minha! Confio a Deus! Entrego a Ele!